atendimento@kalf.com.br

+55 (011) 4223-6355

Com qual idade devo apresentar a bicicleta para meu filho? Agora!

Esse tipo de atividade infantil ao ar livre e de forma ativa é muito importante para o desenvolvimento das crianças e é uma das recomendações da OMS para o combate ao sedentarismo e obesidade.

Quinta, 09 de maio de 2019


Pais e mães sempre nos perguntam qual é a melhor idade ou a idade ideal para apresentar seus filhos ao ciclismo. Se você também tem essa dúvida, aqui vai a nossa opinião: a melhor fase para apresentar a bicicleta é antes mesmo que seu filho possa pedalar.

Ao levar seu filho em uma cadeirinha, esse será o primeiro contato que ele terá com uma bicicleta. Ele poderá, de forma passiva, aprender sobre o trajeto, o trânsito, o compartilhamento das vias, senso de direção, reconhecimento de área, terá contato com a natureza, com o Sol, com o ar puro, com o vento no rosto, com as pessoas pelo caminho, aprenderá que exercícios e esportes são legais, bons para a saúde e divertidos, que é possível se locomover pela cidade de forma ativa, ecologicamente correta e sustentável, etc.

Migrar da cadeirinha para a primeira bicicletinha será muito mais fácil, quando a criança já tiver a experiência de ter sido transportada junto aos pais. E se seu filho já passou da fase da cadeirinha, dê o quanto antes uma bicicleta para ele. Esse tipo de atividade infantil ao ar livre e de forma ativa é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

Na última semana de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou orientações sobre o uso de aparelhos eletrônicos por crianças de até 5 anos. Dentre as recomendações, a organização orienta que crianças de até cinco anos de idade não devem passar mais de 60 minutos por dia em atividades passivas diante de uma tela de smartphone, computador ou TV e que bebês com menos de 12 meses de vida não devem passar nem um minuto na frente de dispositivos eletrônicos. Essas orientações fazem parte das ações de conscientização da agência da ONU sobre sedentarismo e obesidade. Leia mais aqui.

Segundo a organização internacional, crianças de um a quatro anos de idade devem estar ativas por pelo menos 180 minutos (3 horas) ao longo do dia, em atividades como caminhar, engatinhar, correr, pular, se balançar, escalar, dançar, pedalar, pular corda e outros passatempos. Dos três aos quatro anos de idade, 60 minutos (1 hora) dessas atividades devem ser “de intensidade moderada a vigorosa”, de acordo com as diretrizes da agência da ONU.

“Comportamentos sedentários, seja usar um transporte motorizado ao invés de andar ou pedalar, sentar em uma mesa da escola, assistir à TV, são cada vez mais prevalentes e associados com resultados ruins de saúde”, ressalta a OMS, que lembra que 5 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo por causas associadas à inatividade.

E se todos esses benefícios ainda não forem suficientes para te convencer a pedalar agora mesmo, nós vamos te lembrar mais alguns. Ao pedalar com seu filho, você também estará praticando exercícios físicos, melhorando a sua saúde e o melhor, sem ficar longe dos seus filhos.

O uso da bicicleta faz você economizar dinheiro, comparando o uso com o de um carro, que precisa de gasolina, manutenção, seguro, etc., e economizar tempo, principalmente se você morar um uma cidade que tenha muito transito. Para viagens curtas, a bicicleta será sua melhor escolha.

A bicicleta também permite criar laços com quem pedala e com as pessoas ao redor, pois há muito mais interação nesse tipo de transporte do que dentro de um carro, por exemplo. É uma ótima opção de locomoção e diversão em família.

Se tiver dúvidas sobre como iniciar na prática, nós podemos te ajudar. Comece hoje mesmo!


As imagens que ilustram essa matéria foram feitas em parceria com Magda Figueiredo e sua família.

Magda é influenciadora digital, blogueira parceira da Revista Pais & Filhos, atriz, produtora e em seu perfil do Instagram (@maeatualoficial) dá dicas sobre maternidade, vegetarianismo, comportamento, etc.

Ela e Samuel Gonzalvez, são pais do Matias, na época dessas fotos com 3 anos de idade. Samuel também é pai de Isabella (21), Mateus (18), Teo (12) e Tomas (8). Os meninos também participaram do ensaio fotográfico.

Nesse dia, nos encontramos no parque Villa Lobos, em São Paulo (SP) e pudemos acompanhar um pouco da rotina da família. Os mais velhos pedalavam e Matias foi transportado nas cadeirinhas Baby Bike e Fun Bike pelos pais e pelo irmão Mateus. O baú Box Bike foi utilizado para carregar alimentos para um piquenique e alguns pertences da família.

Pudemos retratar um pouco desse momento de diversão em família, essa troca de experiências, os meninos pedalando todos juntos e eternizar isso em fotos, o que ajudará ainda mais a tornar esse momento memorável para todos. Mais fotos nesse link.

LEIA TAMBÉM:

Está procurando o presente ideal para o Dia das Crianças?
Que tal um piquenique?Como pedalar com segurança levando crianças
Dicas de passeios de bikes para divertir as crianças nas férias
KALF apoia projeto da ONG Criança Segura em prol do uso seguro das bicicletas


voltar


Comentários

Busca no Blog